terça-feira, 17 de março de 2015

Ilha Grande - Férias 2015

Nossa primeira parada foi em Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro.

Não é permitido carros particulares na ilha. Por conta do tempo do trajeto e proximidade da pousada onde nos hospedaríamos, decidimos seguir por Conceição do Jacareí sentido Vila do Abraão, e deixamos nosso carro num estacionamento no continente. O custo do estacionamento foi de R$20/dia e o custo da escuna R$20 por pessoa na ida, a volta compramos na ilha pelo mesmo custo.

Cais de Conceição do Jacareí

Aguardando escuna no cais de Conceição do Jacareí

Seguindo para Ilha Grande

Chegando em Ilha Grande

Encontramos a Pousada Recanto da Bruna em um dos sites da ilha, que disponibilizaremos ao final deste post para orientá-los, melhor custo/benefício e não nos arrependemos, o Sr. Gildo é muito bacana e nos recebeu muito bem.

Bem, vamos ao nosso passeio:

1º Dia - Reconhecimento da Vila do Abraão

Logo no cais já há um centro de atendimento ao turista muito bom, nos orientaram a chegar na pousada e nos entregaram mapas da ilha. Após nos hospedarmos, voltamos até o cais para passear pela praia, verificar os comércios da área e serviços prestados.

Procuramos um local para jantar e acabamos comendo num restaurante na rua principal, voltamos no segundo dia neste mesmo restaurante, porém no último dia pedimos uma indicação ao Sr. Gildo, que nos indicou o Casarão da Ilha, preço honesto e comida boa!

No caminho em busca de um restaurante conversamos com o Fábio, instrutor de mergulho de uma das agências que oferecem passeios de barcos na ilha (são várias), ele nos informou sobre a trilha do Pico do Papagaio e passeios de barco pela ilha. Os passeios de barco variam de R$25 a R$180, já a subida no Pico e passeio pelas trilhas dependem apenas da sua disposição.

Decidimos realizar uma trilha no dia seguinte.

Mapa das Trilhas de Ilha Grande - fonte: site www.ilhagrande.com.br

Praia da Vila do Abraão

2º Dia - Trilhas T10 e T11

Há várias trilhas para se realizar na ilha, mas nós de certa forma acabamos negligenciando a T10, de Abraão a Pouso, e a T11, de Pouso a Lopes Mendes.

Nós aconselhamos a todos que utilizem tênis e não esqueçam da água, não deixem para fazer esta trilha muito tarde, pois você pode correr o risco de não encontrar nenhum taxi boat para voltar, nós não conseguimos voltar na caminhada...

Há uma "perna" desta trilha que não é divulgada em mapas e que leva uns 40 minutos, com praias espetaculares, esta parte da T10 é fácil e gratificante.

Praia da Júlia
Praia da Biquinha
Praia Comprida

Praia da Crena

Praia do Abraãozinho

Figueira na trilha das praias próximas à Vila
Após conhecer as prais desta trilha, decidimos nos aventurar na T10 e T11 para conhecer a Praia de Lopes Mendes, deserta e considerada uma das mais bonitas do Brasil.

O fato que negligenciamos foi a trilha ser no meio da mata atlântica e, a umidade e calor no meio da mata acabou conosco.

Trilha

Vista da Trilha

Nosso estado na trilha, pouco antes de chegar a Palmas

Vista da trilha

Trilha

Chegada à Praia de Palmas

Praia de Palmas

Praia de Mangues
O trecho da T11 é curtíssimo, comparando com a T10, por este motivo aconselhamos a fazer o trajeto até Mangues de taxi boat (R$50/pessoa ida e volta) e seguir a T11 e curtir a praia.

Chegamos exaustos e tão tarde que não acabamos aproveitando, acreditem: é um sacrifício desnecessário pois caminhamos mais de 2hr em mata fechada, sem vislumbrar nada, apenas caminhando..
Chegada à Praia Lopes Mendes

Praia Lopes Mendes
Pegamos um taxi boat para voltar, pois seria impossível o retorno pela trilha, não aguentávamos mais!

Chegamos exaustos, tomamos um banho, procuramos um lugar para jantar e voltamos para a pousada: dormimos exaustos e só acordamos no dia seguinte.

3º Dia - Descansar para seguir ao Rio de Janeiro

Devido ao passeio exaustivo para nós no dia anterior, tiramos o terceiro dia em Ilha Grande para descansar, visto que havíamos programado apenas três dias na ilha.

Chegamos à conclusão que para conhecer a ilha é necessário no mínimo 5 dias, guardar dinheiro para os passeios de barco e disposição para subir o Pico do Papagaio.

Ficamos da Praia da Crena, de águas tranquilas, areia grossa e com sombra natural, voltamos para a vila, jantamos, dormimos e no dia seguinte rumamos para a cidade do Rio de Janeiro, próxima parada de nossas férias deste ano.

Praia da Crena - primeira sombra

Praia da Crena - segunda sombra

Pico do Papagaio visto da Praia da Crena

Retorno da Ilha para Conceição do Jacareí
Importante lembrar que os custos informados neste post são do mês de março de 2015, data de nossa visita à cidade.

Seguem sites interessantes para organizarem sua visita à ilha, bom passeio!